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    Manual do carro para as mulheres.

    Ventoinha, radiador, pastilhas de freios... é tanta coisa pra saber quando o assunto é carro, né? Por isso separamos um guia prático para elas, mulheres, garantindo o bom funcionamento do seu veículo.

    Para a maioria das mulheres, entender sobre carros é um verdadeiro desafio. Afinal, são poucas as que sabem tudo sobre o motor, o sistema elétrico e até sobre as correias do seu veículo – se você é uma delas, parabéns!

    Pensando naquelas que são leigas no assunto, separei um manual prático sobre tudo o que, de fato, as mulheres precisam saber sobre o seu carro, assim garantimos um veículo seguro, em bom estado e ainda aumentamos seu valor na hora da revenda. Mas isso não exclui a revisão obrigatória, ok? Esse manual serve apenas como uma manutenção preventiva do seu veículo.

    Pneu: As boas condições dos pneus do seu carro é quesito fundamental quando o assunto é segurança. Para fazer uma análise mais minuciosa, verifique a saliência dentro dos sulcos centrais. Elas estão indicadas pelo símbolo “triângulo” na lateral do pneu. Para fazer essa análise, é simples: quando a parte que toca o solo fica próxima a essa saliência, está na hora de trocá-lo.

    Estepe: E falando em pneu… lembre-se sempre que checar a calibragem e as condições gerais do seu estepe, principalmente antes de viajar. Um estepe de emergência deve rodar no máximo a 80km/h e por 80 km. Ok?

    Alinhamento e balanceamento: Homens vivem checando o rodízio dos pneus e a regulagem das rodas e não é à toa. A cada 5 mil km você deve fazer esse rodízio, ou até mesmo antes, caso eles apresentem desgaste irregular. Se mesmo em trajetos curtos você sentir uma trepidação nas rodas dianteiras, ou até mesmo que a direção está “pesada”, ou desviando da rota, vale a pena repetir o processo.

    Óleo: A primeira troca de óleo deve ser feita depois do seu carro ter rodado 5 mil km. Para não ter dúvidas, cheque a quantidade de litros definida no manual do proprietário. Ao abastecer, é importante verificar as condições e quantidade de óleo no seu reservatório, já que, quando velho, o óleo forma uma borra que diminui a eficiência da lubrificação do motor.

    Bateria: Responsável por dar partida no carro e por manter todo o sistema elétrico funcionando, ela é selada e não precisa ser reabastecida. Entretanto, o uso exagerado do som, do ar-condicionado ou até mesmo esquecer as luzes do carro acesa por muitas horas são capazes de descarrega-la e você terá que fazer uma chupeta ou até mesmo trocar o equipamento.

    Velas: A gente quase nunca pensa nelas, mas quando desgastadas elas dão um trabalho e tanto aos motoristas. O motivo? Elas consomem mais combustível e provocam falhas na ignição. O ideal é substituí-las a cada 40 mil km rodados.

    Filtro de combustível: Recomenda-se trocar o filtro depois de 8 a 15 mil km de uso, já que a substituição evita a queima da bomba de combustível, uma peça rara e bem cara.

    Filtro de cabine: Nunca ouviu falar? Ele é o filtro de saída de ar condicionado. O ideal é fazer uma manutenção preventiva uma vez por ano e trocá-lo a cada 10 mil km. Mas não espere todo esse tempo se sentir mau cheiro. Filtro de cabine sempre limpo é sinônimo de saúde em dia.

    Filtro de ar: É ele que impede a entrada de partículas sólidas ou abrasivas na câmara de combustão do motor, por isso não adianta limpá-lo, é preciso trocar a peça por uma nova a cada 20 mil km de uso. E se você sentir que o rendimento do motor está baixo ou que seu carro tem consumido gasolina além do normal, troque-o imediatamente.

    Limpador de para-brisa: Sabia que a vida útil da borracha de uma palheta é de apenas um ano? Depois disso, elas passam a deixar marcas no vidro e não afastam completamente sujeiras ou chuvas, o que pode ser um perigo. Portanto, examine sempre a qualidade da borracha, além do jato do esguicho de água e a pressão do braço do limpador. Segurança é tudo!

    Freios: A cada 5 mil km ou uma vez por ano, é fundamental checar o estado dos freios do seu carro. Se notar um desgaste acentuado nas pastilhas, o melhor é trocá-las para não comprometer o disco de freio. E mais: é fundamental levar seu carro para revisão se você notar que o reservatório do fluído está abaixo do nível mínimo indicado. E lembre-se que alavanca do freio de mão muito alta é sinal de freio desregulado e que barulhos agudos também indicam que as pastilhas estão gastas.

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